Miguel Pais, é professor de trompete na Academia de Música de Oliveira de Azeméis e na passada semana conquistou o 2º lugar no International Trumpet Guild (ITG), um festival conceituado nos Estados Unidos da América (EUA). A prova final decorreu em Hershey Lodge, na Pensilvânia, no dia 1 de junho de 2017 e os resultados saíram dois dias depois.
Miguel Pais foi o único português e estrangeiro apurado para a final, na categoria “Solo Competition”, conquistando assim o 2º lugar.
O 1º lugar foi conquistado por Daniel Haddock e o 3º por Bryan Powel.
O júri era constituído por: David Hickman, John Marchiando e Lagston Fitzgerald.
Miguel Pais, natural de Aveiro, iniciou os seus estudos musicais em 2000 no Conservatório de Música da Jobra, tendo depois passado por instituições como Escola Profissional de Música de Espinho e Escola Superior de Música de Lisboa. Atualmente, frequenta o Mestrado em Ensino da Música na Universidade de Aveiro.
Trabalhou com vários trompetistas como Stephen Mason, David Burt, Mathias Höfs, Giuliano Sommerhalder, Guido Segers, Jeroen Berwaerts, Fruzsina Hara, Kristian Steenstrup, entre outros e orquestra, nomeadamente, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Gulbenkian e Orquestra da Casa da Música.