Quatro dias, mais de oito dezenas de executantes, um maestro e uma cantora de soprano. Foi desta forma que aconteceu mais um Estágio de Orquestra de Sopros, uma iniciativa promovida pela Academia de Música de Oliveira de Azeméis.
Durante quatro dias (03 a 06 de julho), aproximadamente uma centena de executantes, subiram ao palco da sala de espetáculos da cidade para aprofundar os seus conhecimentos musicais, sob a orientação do maestro Paulo Martins.
De acordo com o orientador, «estes estágios são fundamentais no percurso de uma escola que quer evoluir e espero, realmente, que tenham continuidade».
«As várias horas de trabalho que tive com estes alunos obrigou-os a terem momentos de concentração muito grandes, deu-lhes ainda a oportunidade de trabalharem outro tipo de reportórios, e a oportunidade de ouvirem a mensagem que muitas vezes lhes é transmitida no dia-a-dia, mas de uma outra forma», disse Paulo Martins.
O Estágio culminou na quinta-feira, dia 06 de julho, com o Concerto de Encerramento aberto a toda a população que, de pé, aplaudiu a Orquestra.
Para o presidente da Academia de Música, «todos os alunos que participaram neste evento estão de parabéns. Durante quatro dias foram interessados e empenhados na busca de conhecimento e isso é visível neste Concerto de Encerramento».
Eduardo Pereira aproveitou ainda o momento para pedir a todos que «nunca deixem de apoiar esta escola e, acima de tudo, que continuem a investir na música».
Esta é a terceira vez consecutiva que a Academia de Música promove o Estágio de Orquestra de Sopros, uma ação dirigida a todos aqueles que queiram aumentar os seus conhecimentos musicais.