O violoncelo é um instrumento musical que pertence à família das cordas.
O corpo do violoncelo é constituído por cerca de 70 partes diferentes e, embora a maioria delas sejam feitas de madeira, alguns componentes como o espigão e pequenos detalhes, podem ser feitos de aço, borracha ou outros materiais.
À semelhança de outros instrumentos da sua família, como o violino ou a viola d’arco, o som do violoncelo é produzido pela vibração de cordas, que são friccionadas por um arco de crinas. No entanto, o violoncelo é tocado na vertical apoiado entre os joelhos do executante.
Com origem no início do século XVI, o violoncelo tem uma sonoridade grave muito explorada nas orquestras sinfónicas e quartetos de cordas. As quatro cordas do violoncelo são afinadas por intervalos de quintas.
O violoncelo tem a maior extensão de dinâmicas de todos os instrumentos de corda, tanto quando toca em piano, como em forte. A sua extensão em altura sonora também é bastante ampla. É um instrumento capaz de produzir timbres muito diferentes, que o aproximam muitas vezes da viola d’arco, mas igualmente do violino.