Trompa

A trompa é um instrumento musical de sopro que pertence à família dos metais.

O corpo da trompa consiste num tubo metálico de 3,7 metros de comprimento com um bocal numa das extremidades e uma campânula na outra.

Para emitir som no instrumento, o executante tem de vibrar os lábios um contra o outro e, com o auxílio da mão esquerda, ativa as 3 ou 4 chaves, enquanto a mão direita é colocada no interior da campânula. Ao colocar a mão no interior da campânula, o executante ajuda a controlar o fluxo de ar dentro do instrumento, o que tem influência no seu timbre e afinação.

A história deste instrumento remonta à pré-história, onde eram usados os chifres dos animais para produzir sons como forma de comunicação. Também na idade média este instrumento teve um papel de destaque com a invenção da trompa de caça. No período barroco surge a trompa natural sem o auxílio da mão direita sendo apenas no período clássico utilizada a mão direita, que permitia tocar todas as notas de uma determinada tonalidade. No século XIX surge o sistema de pistões e de válvulas, o que permitiu que o instrumento tocasse todas as notas musicais.