Guitarra Clássica

A guitarra clássica é um instrumento musical de cordas, mais especificamente cordas dedilhadas, uma vez que é necessário o recurso aos dedos para provocar a vibração das mesmas.

O corpo da guitarra clássica é oco, feito de madeira e a sua forma é semelhante à de um oito. O seu braço possui trastes (pequenas barras, geralmente em metal, que dividem o braço da guitarra e definem a altura dos sons) e as versões mais comuns possuem seis cordas de nylon.

A guitarra clássica, é um instrumento que foi evoluindo com o decorrer dos tempos até assumir a forma como hoje é conhecida. Ainda assim, a guitarra possui uma grande variedade de formatos e tamanhos, sendo cada um apropriado a um determinado estilo de execução.

Ainda que não possua um elevado volume sonoro, a guitarra clássica impõe-se pela sua elevada versatilidade tímbrica, possibilitando ao executante a exploração da sua enorme riqueza sonora. Por este motivo, é considerada por muitos uma pequena orquestra, na medida em que permite uma combinação opulente entre as suas capacidades polifónicas e riqueza tímbrica.