O oboé é um instrumento musical de sopro e de palheta dupla que pertence à família das madeiras.
O corpo do oboé, um tubo ligeiramente cónico com cerca de 60 cm de comprimento que termina num pequeno pavilhão, é geralmente feito de ébano. O instrumento fica completo quando incorporamos uma palheta dupla (duas canas ligeiramente curvas e sobrepostas) na extremidade mais fina do instrumento.
Para produzir som, o executante coloca a extremidade da palheta entre os lábios retraindo-os levemente para dentro da boca sem tocar nos dentes e, mantendo um sopro contínuo entre as duas extremidades da palheta, coloca-as em vibração uma contra a outra. Por sua vez, esta vibração das duas canas coloca a coluna de ar existente dentro do oboé também em vibração, produzindo assim o som. O oboé é ainda constituído por um mecanismo de chaves que, ao serem pressionadas, definem a altura dos sons e a respetivas notas musicais.
O oboé constitui por si só uma subfamília de instrumentos, que inclui o oboé soprano em Dó (o mais facilmente encontrado), o oboé d’amore (um pouco mais grave, em Lá), o corne inglês (mais grave ainda, em Fá), além de outros que são bastante raros, como o oboé musette , oboé barítono e oboé baixo.