Sara Cristina Oliveira Marques Almeida, nasceu no ano de 1973 em Espinho, cidade onde começou a estudar música. No ano em que ingressou no curso de Licenciatura em Ensino da Música, na área específica de Composição
da Universidade de Aveiro, começou também a fazer parte da classe da professora Juracyara no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro.
Frequentou o terceiro ano do curso de Licenciatura em Ensino da Música na vertente canto na Universidade de Aveiro e concluiu a dissertação de Mestrado Pré – Bolonha em Estudos Teóricos – Guitarra clássica, caracterização técnica, estilística e estética, na mesma Universidade.
Apresentou em público várias obras suas destacando-se uma obra seleccionada no Concurso Jornadas Nova Música organizada pela Fundação Jacinto de Magalhães em 1999, estreada na Universidade de Aveiro e na casa Serralves no
Porto: Sexteto e o duo para piano e violino – Ponto final – no Conservatório de Música de Coimbra no mês de Maio em 2000.
Participou no coro de câmara na obra Inês de Castro com a orquestra clássica do Norte que se apresentou em
várias cidades do país. Cantou pontualmente como solista com o coro da Academia de Música de Paredes e apresentou-se em várias formações desde grupos de música antiga à música contemporânea.
Lecionou em várias escolas de ensino especializado de Música.
Atualmente leciona na Academia de Música de Oliveira de Azeméis as disciplinas de Análise e Técnicas de Composição, Acústica e Organologia e pré-musical. Desenvolve um projeto de música para bebés em Infantários da zona de Ovar e Murtosa, apresentando-se regularmente em forma de concerto com o nome de Olhos de gato. Faz parte de vários projectos musicais como cantora, percussionista e compositora onde a variedade de épocas estilos é tónica dominante, nomeadamente Trovas d`amigo e Box 2 Box.