Manuel Silva nasceu em Castelo de Paiva a 09 de Setembro de 1976.
Desde jovem demonstrou interesse pela música, iniciando os seus estudos na Academia de Música de Castelo de Paiva. Concluiu o curso complementar de Saxofone na classe do professor Paulo Martins e ingressou de imediato no curso superior de Saxofone da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto na Classe do Professor Henke van Twillert.
Em 2003, foi o primeiro saxofonista a obter o grau de licenciatura em Portugal e em 2005 concluiu a Pós-graduação em Saxofone da Universidade de Aveiro, com um total de 18 Créditos.
Em Janeiro de 2011 termina a Profissionalização em serviço pela Universidade Aberta nos Grupos de Recrutamento M18 – Saxofone e M32 – Música de Conjunto.
Como instrumentista, foi fundador do Quarteto Invicta Sax, com quem gravou vários discos e realizou concertos por alguns países Europeus.
Foi Também Músico efetivo da Orquestra Portuguesa de Saxofones realizando igualmente concertos por vários países da Europa.
Foi ainda reforço efetivo da Orquestra Nacional do Porto,, membro da Corleone Big Band e Solverde Big Band.
Desde 2011 que se dedicou à direção tendo estudado com Alberto Roque, José Ignácio Petit, Douglas Bostok e Paulo Martins, tendo já dirigido diversas bandas e Orquestras e arrecadado diversos prémios.
Atualmente é doutorando em Estudos Culturais no departamento de Línguas e Cultura da Universidade de Aveiro.
Com mais de 20 anos de serviço como docente, é diretor pedagógico da Academia de Música de Oliveira de Azeméis desde julho de 2014.
Atualmente, é Presidente da ADPEEAE (2023-2025).