Viola D’Arco

A viola d’arco, também designada violeta, é um instrumento musical que pertence à família das cordas friccionadas e que surgiu entre os séculos XIV e XV.

Tanto visualmente como na técnica utilizada para a sua execução, a viola d’arco é muito semelhante ao violino sendo, no entanto, ligeiramente maior e tendo um som um pouco mais grave e aveludado.

A viola d’arco emite sons agudos e graves, mas o registo intermédio é o mais utilizado. A clave utilizada é a clave de Dó e em regiões mais agudas a clave de Sol.

Apesar de ser mais comum na música erudita, estando integrada em orquestras ou formações camerísticas como quartetos de cordas, a viola d’arco também pode ser utilizada para tocar música popular, jazz e/ou rock tendo em conta que pode ser amplificada eletronicamente.

A viola d’arco, tal como a conhecemos hoje, evoluiu da viola de braccio, que era tocada apoiada pouco abaixo do ombro, no peito. A palavra viola foi utilizada por muito tempo para identificar qualquer instrumento de arco. Até fins do século XVl, havia mais instrumentos com o nome de viola, como por exemplo: viola de braccio, viola bastarda, viola d´amore, viola da gamba, entre outros.