Desde os primórdios da humanidade que se encontram, através de documentos do Egipto e antiga Mesopotâmia, registos de práticas de canto que foram sendo desenvolvidas até aos nossos dias.
Canto é o ato de produzir sons musicais utilizando a voz, variando a altura de acordo com a melodia e o ritmo. Os cantores apresentam músicas, que podem ser cantadas com acompanhamento de instrumentos musicais ou a capela. O canto pode ser praticado “solo” ou em duetos, trios, quartetos, entre outros. Pode também ser praticado em grupo, num coro em uníssono ou composto por diferentes naipes.
Em muitos aspetos, o canto é uma forma de fala “sustentada”. Pode ser formal ou informal, arranjado ou improvisado. Pode ser praticado por lazer, por ritual, na prática educacional ou profissionalmente.
Cada pessoa tem uma voz única e especial. Por isso, tentar aplicar um sistema de canto para todos é impossível, uma vez que cada voz requer tratamento e trabalho individualizado. Contudo, o mais importante no canto não é só a técnica vocal. A excelência no canto requer tempo, dedicação, instrução e prática regular.