Sandra Camarinha iniciou os seus estudos musicais na Tuna Musical de Anta, Espinho, e ingressou posteriormente na Academia de Música de Paços de Brandão, onde trabalhou com os professores Carla Cabral e Eduardo Lucena.
Ingressou na Universidade de Aveiro, onde concluiu em 2003 a licenciatura em ensino da música (flauta transversal), sob a orientação dos professores Angelina Rodrigues e Istvan Matuz. Realizou master classes com vários flautistas tais como Patrick Gallois, Felix Renggli, Vasco Gouveia, Sandra Pina , Averil Williams, Luís Sotto Amil
, Ana Maria Ribeiro, Olavo Barros
e Michael Hasel. Já se apresentou a solo com a Orquestra filarmonia das Beiras, sob a direção de Patrick Gallois e António Lourenço.
Trabalhou com a Orquestra Bracara Augusta, Orquestra das Beiras, Orquestra Portuguesa das Escolas de Música, Orquestra do Norte e Orquestra Sinfónica do Porto, sob a direção de Enrique Batiz, Christian Kolonovits, Hynek Farkac, Marc Tardue, Vasco Pierce de Azevedo, Cesário Costa, Ivo Cruz, José Ferreira Lobo, Paulo Martins, Bram Sniekers, entre outros. De momento leciona Flauta Transversal na Academia de Oliveira de Azeméis, Academia de Música de São João da Madeira e Academia de Música do Orfeão de Ovar.