João Oliveira

João António Martins Oliveira, nascido a 2 de Outubro de 1992, inicioU os seus estudos musicais na Associação Recreativa Musical Amigos da Branca, ARMAB. Entrou para o Conservatório de Música da Jobra em 2004 na classe de Saxofone do Professor Fernando Ramos. Posteriormente, em 2008, ingressou no Curso Profissional na mesma instituição, na classe do Professor Fernando Ramos e Jorge Silva, terminando com 18 valores. Obteve a Licenciatura na ESMAE, 2011/2014 (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo) no Porto, na classe do Professor Henk Van Twillert, Fernando Ramos e Gilberto Bernardes. Concluiu o Mestrado em Ensino na Universidade de Aveiro, na classe do Professor Fernando Ramos.

Durante o seu percurso musical, realizou vários concertos de Saxofone, destacando-se em vários locais, tais como: Academia de Música de Vilar do Paraíso, Academia de Música de Oliveira de Azeméis, Casa da Música, Conservatório Música da Jobra, Universidade de Aveiro, Festival Musicalvão, Festival de Saxofone de Palmela, Festival Internacional de Música de Marvão, Concertgebouw, três Tournée na Holanda, GondoSax, entre outros.

Foi premiado, em 2011, com o 3.º lugar no “11.º Concorso Internazionale di Musica per Giovani Interpreti”, na cidade de Chieri , na categoria A, e com o 1.º lugar no mesmo concurso na categoria de música de câmara, com o ensemble Vento do Norte. Em 2008, alcançou o 1.º lugar no “Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro Terras de La Salette” na Categoria Juvenil, em 2011, no mesmo concurso, foi premiado com o 3.º lugar na Categoria Júnior, e, em 2013, obteve o 1.º lugar,  na categoria sénior.

Participou em Workshops com grandes nomes do mundo do Saxofone tais como, Claude Delangle, Arno Bornkamp, Vincent David, Jean Marie Londeix, Christophe Grezes, Christian Wirth, Jean Yves-Formeau, Nikita Zimin, Timothy Mcallister, Lars Mlekusch, Christian Wirth, entre outros, participou também na Université Européenne de Saxophone,  no sul de França em 2013, Gap, e na Arosa Music Academy, na Suiça, em 2018.

Ministrou aulas de saxofone, no Conservatório Regional de Música de Évora, desde 2018 até 2021. É docente de saxofone na instituição Escola de Artes do Norte Alentejano desde 2015 até ao presente.

Foi membro do ensemble de Saxofones da Universidade de Aveiro e também do Flux Ensemble.

É membro fundador do Trio Luft, bem como do Quinteto de Saxofone – Quest. É membro fundador e presidente da Associação Cultural Arte Piacere.

É Diretor Artístico do projeto “WoodWinds SummerCamp”.